Um tempo atrás eu estava no Instagram e apareceu uma postagem sobre o Fenômeno Baader-Meinhof (fenômeno de ilusão de frequência), que é basicamente é quando "ao tomar consciência de que um objeto existe, começamos a vê-lo com mais frequência em nossa rotina, apesar de nada ter mudado". Mas como isso se encaixa na minha realidade?
Esses dias eu estava rolando o feed do LinkedIn e apareceu uma postagem sobre o idioma inglês ser necessário no dia a dia mesmo não sendo a língua materna de muitas pessoas. A essa postagem foi anexado o print de uma cena da personagem Glória de Modern Family onde ela fala sobre o quanto é difícil ter que traduzir as coisas na mente dela antes de dizer qualquer coisa, e o quanto ela é incrivelmente inteligente espanhol (que é língua materna da personagem e da atriz também).
Isso me fez pensar que há uns quatro anos eu decidi que precisava entrar em um curso de inglês. E olha que eu já tinha tentado anos antes fazer a mesma coisa, mas não tive uma boa experiência, e acho que dessa vez deu certo por causa de 3 motivos, são eles:
1. a metodologia: imergir língua, no começo foi um pouco difícil e frustrante as vezes, fazer algumas mímicas era necessário parar conseguir me comunicar2. os professores (tive 3 professores nessa escola) que passavam uma energia muito boa, estavam sempre dispostos a ajudar e não julgava nossos erros, no máximo fazia alguma brincadeira para que pudéssemos descontrair e relaxar3. o momento (acho que esse é o fator mais importante): quando tentei aprender inglês anos antes acho que não era o meu momento, hoje apesar de sentir insegurança em alguns momentos não tenho mais medo ou vergonha de errar.
Ao longo dos últimos dois anos comprei vários ebooks em promoção entre 5 a 10 reais em inglês com o objetivo de praticar, já que ler é um dos meus hobbies favoritos, o objetivo era juntar as duas coisas.
Eu comecei a ler várias coisas e não terminava, por preguiça, por medo de não conseguir concluir a leitura, enfim, ainda com muitas caraminholas na cabeça mesmo já tendo lido algumas coisas em inglês como "Heartstopper", "A Court of Silver Flames", "Love Olympus" e "The Statistical Probability of Love At First Sight" (esse aqui estou eternamente relendo)
Mas isso não me dava confiança para me comunicar em inglês ou continuar lendo nesse idioma, para ter uma noção, faz uns dois anos que estou procrastinando a leitura de "The Switch" e "The Both Die At The End", ou seja comecei e ficou parado lá pelo capítulo 2.
Foi só quando precisei participar de uma reunião (entrevista de emprego) em inglês. Seriam 60 minutos conversando com pessoas que não conhecia, eu decide de uma vez imergir no idioma, comecei a trocar mensagens uma amiga apenas em inglês, comecei a ler livros somente em inglês, e o resultado foi 4 ebooks lidos de uma vez (que foram: "The love hypothesis", "Undercover Bromance", "Crazy Stupid Bromance" e "Isn't it Bromance").
Então, para quem estava insegura em ler em inglês, eu consegui ler 4 livros em uma semana e meia. Eu queria ler pelo menos 1 livro em inglês por mês durante esse ano (2022), não tinha lido nenhum até o fim e consegui ler QUATRO de uma vez. Esse tempo todo o maior problema foi a minha insegurança e ansiedade que culminaram em auto sabotagem.
Voltando ao Instagram e ao fenômeno de ilusão de frequência, hoje de manhã vi uma outra postagem sobre a atriz colombiana Sofia Vergara, que interpreta a Glória em Modern Family, sim aquela mesma do post do LinkedIn. Nesse post foi compartilhado um texto comentando que a atriz também sentiu medo, vergonha e insegurança por ter um sotaque muito carregado ao falar o inglês, e hoje ela deixou esses sentimentos de lado e se tornou uma das atrizes mais bem pagas do mundo.
E a lição do dia é acredite, que você também consegue! 😜 As vezes tudo é uma questão de momento. Não desista!