
A obra de Hiromu Arakawa, é um caso raro onde tanto os quadrinhos quanto sua adaptação, quero dizer, suas duas adaptações em anime "Fullmetal Alchemist" e "Fullmetal Alchemist Brotherhood" foram um grande sucesso.
Lançado no Japão em 2001 pela editora Square Enix, os quadrinhos criados pela mangaká Hiromu Arakawa caiu rapidamente no gosto dos leitores japoneses, e dois anos depois da estreia dos irmãos Elric nas páginas da revista Shonen Gangan, eles foram transpostos pela primeira vez para a TV em uma animação de 51 episódios.
O anime "original", de nome homônimo, acabou alcançando a cronologia de lançamentos do mangá, e os roteiristas da série acharam que seria interessante seguir com uma trama própria, diferente da contada pela autora nos quadrinhos que ainda não haviam sido lançados. Isso mesmo, eles decidiram concluir o anime sem saber como a história terminaria.
Para compensar os fãs que se sentiram lesados com adaptação não tão fiel assim, uma nova animação foi lançada em 2009, chamada "Fullmetal Alchemist Brotherhood", com 64 episódios, onde foi retratada a história com o mesmo final apresentado no mangá. O que para muitos fãs torna esse o anime "oficial".
Mas do que se trata a história?