O Fênomeno Baader-Meinhof e a minha insegurança com a língua inglesa

Um tempo atrás eu estava no Instagram e apareceu uma postagem sobre o Fenômeno Baader-Meinhof (fenômeno de ilusão de frequência). Esse fenômeno diz que "ao tomar consciência de que um objeto existe, começamos a vê-lo com mais frequência em nossa rotina, apesar de nada ter mudado". Mas como isso se encaixa na minha realidade?

Esses dias eu estava rolando o feed do LinkedIn e apareceu uma postagem sobre a língua inglês ser necessário no dia a dia mesmo não sendo a língua materna de muitas pessoas. A essa postagem foi anexado o print de uma cena da personagem Glória de Modern Family onde ela fala o quão difícil é ter que traduzir as coisas na mente dela antes de dizer qualquer coisa, e o quando ela é incrivelmente inteligente espanhol (língua materna da personagem).




Isso me fez pensar que há uns quatro anos eu decidi que precisava entrar em um curso de inglês.  Eu já tinha tentado anos antes, mas não tive uma boa experiência. Acho que dessa vez deu certo por causa de 3 motivos, são eles:

1. a metodologia: imergir língua, no começo foi um pouco difícil e frustrante as vezes, fazer algumas mímicas era necessário parar conseguir me comunicar

2. os professores (tive 3 professores nessa escola) que passavam uma energia muito boa, estavam sempre dispostos a ajudar e não julgava nossos erros, no máximo fazia alguma brincadeira para que pudéssemos descontrair e relaxar

3. o momento (acho que esse é o fator mais importante): quando tentei aprender inglês anos antes acho que não era o meu momento, hoje apesar de sentir insegurança em alguns momentos não tenho mais medo ou vergonha de errar.

Ao longo dos últimos dois anos comprei vários ebooks em promoção entre 5 a 10 reais em inglês com o objetivo de praticar, já que ler é um dos meus hobbies favoritos, o objetivo era juntar as duas coisas.

Eu comecei a ler várias coisas e não terminava, por preguiça por medo de não conseguir concluir a leitura, enfim, ainda com muita caraminholas na cabeça mesmo já tendo lido algumas coisas em inglês como Heartstopper, A Court of Silver Flames, Love Olympus e The Statistical Probability of Love At First Sight (esse aqui estou eternamente lendo).

Para ter uma noção, faz uns dois anos que estou procrastinando a leitura de The Switch e The Both Die At The End, ou seja comecei e ficou parado lá pelo capítulo 2.

Então, devido uma oportunidade que seguiu onde eu precisei participar de uma reunião em inglês. Seriam 60 minutos conversando com pessoas que não conhecia. Então eu decide mais uma vez imergir na língua (além de trocar mensagens com uma amiga apenas em inglês), parando de ler livros em português e ler apenas em inglês, o resultado foi 4 ebooks lidos: The love hypothesisUndercover BromanceCrazy Stupid Bromance e Isn't it Bromance.

Então, para quem estava insegura em ler em inglês, eu consegui ler 4 livros em uma semana e meia. Eu queria ler pelo menos 1 livro em inglês por mês durante esse ano (2022), não tinha lido nenhum até o fim e consegui ler QUATRO de uma vez. Esse tempo todo o maior problema foi minha insegurança e ansiedade que culminaram em auto sabotagem.

Voltando ao Instagram e ao fenômeno de ilusão de frequência, hoje de manhã vi uma postagem sobre a atriz colombiana Sofia Vergara, que interpreta a Glória em Modern Family. Esse post compartilhava um texto comentando que a atriz também sentiu medo, vergonha e insegurança por ter um sotaque muito carregado ao falar o inglês, e hoje ela deixou esses sentimentos de lado e se tornou uma das atrizes mais bem pagas do mundo.

E a lição do dia é acredite, que você também consegue! 😜


------------------------------ ❤ -----------------------------

Não esquece de deixar um comentário bem legal, e me acompanhar nas minhas redes sociais. Bjo!

Comentários